Sicomécio Três Rios - Filiado à FECOMÉRCIO RJ
Início > Novidades > Notícias Sicomércio > Leitura da notícia
Cidadãos fluminenses estão cada vez mais conectados ao mundo virtual

O IFec RJ realizou uma pesquisa sobre os hábitos dos consumidores fluminenses na  web. Os dados revelam que 79,8% dos entrevistados não limitam seu tempo de acesso à internet. Já 43,6% dos consultados ficam no mundo virtual entre quatro e oito horas, e 26,2% por mais de oito horas. Já 24,2% estão conectados de uma a quatro horas e apenas 6% usufruem do mundo cibernético por até uma hora. O hábito de fazer compras online já faz parte da rotina de 84,6% dos consumidores.

Sobre os meios de acesso à internet, 79,6% dos analisados afirmaram usar celulares e apenas 18,2% utilizam computadores. O levantamento também destaca que 51,1% já compraram produtos por influência das mídias sociais, sendo os maiores influenciadores: o Facebook (57,9 %), o Instagram (44,4%), o Youtube (42,6%), os anúncios nos cantos dos sites (17,1%), o WhatsApp (14,8%) e outras vias (2,3%).

A pesquisa indica que o gasto médio dos consumidores em compras online é de R$ 273. O estudo também analisou os principais produtos consumidos via internet e entre eles estão: eletrônicos (68,1%), eletrodomésticos (50,8%), vestuários (43%), calçados (41,1%), móveis e decoração (31,4%), beleza (36,4%) e refeições (27,7%). A pesquisa também aponta que 93,9% dos consumidores não finalizam o processo de compra online; e as motivações são o valor do frete (51,4%), a mudança de ideia (32,2%), as opções de pagamento não atendidas (5,5%), o cartão recusado (4,3%), as condições de parcelamento (3,5%) e outros motivos (3%).

Os pesquisados também apontaram as principais motivações para não realizar compras pela internet: a preferência pela loja física (28,6%), a segurança (26%), o frete caro (16,9%) e o medo de ser enganado (13%). Já 58,9% de consumidores fluminenses afirmaram ter se arrependido de alguma compra online. Entre os três principais motivos para esse índice estão a demora na entrega (26,9%), compra errada (21,3%) e produto com defeito (19,3%). O levantamento consultou 500 residentes do estado do Rio de Janeiro, entre os dias 22 e 26 de abril.

 

Fonte: Fecomércio RJ

Confira as notícias do Sicomércio em tempo real
Twitter - @sicomerciotr
Sindicato do Comércio Varejista de Três Rios
Rua Prefeito Walter Francklin, 165 - Loja 114 - Galeria Central
25803-010 - Calçadão - Centro - Três Rios / RJ

(24)
2252-1722