Comércio funciona em horário especial na véspera do Dia das Mães

No próximo sábado, 8 de maio, véspera do Dia das Mães, o comércio em Três Rios irá funcionar até às 19 horas. O objetivo em ampliar o horário é dar maior comodidade aos consumidores para que as compras sejam feitas com tranquilidade, já que a data comemorativa é a segunda mais importante para o varejo em volume de vendas, ficando atrás apenas do Natal.

Segundo dados de pesquisa do IFec RJ (Instituto Fecomércio de Pesquisas e Análises) o Dia das Mães deste ano deve superar as vendas do ano passado, mas ainda será inferior ao resultado pré-pandemia em 2019. O número de consumidores fluminenses que pretendem presentear na data aumentou – o índice passou de 55,8% (2020) para 61,8% (2021), em 2019 essa porcentagem era de 80%. O ticket médio neste ano é estimado em R$ 143,10 por consumidor, o que representa uma movimentação de R$ 1,2 bilhão na economia fluminense. Em 2020 e 2019 os tickets foram de R$ 150,48 e R$ 167,26, e o montante injetado na economia foi de R$ 1 bi e R$ 1,7 bi, respectivamente. Tenha acesso à pesquisa no link a seguir: Pesquisa IFEC Dia das Mães

O Sicomércio solicita que os empresários fiquem atentos aos cuidados necessários na prevenção ao Coronavírus, seguindo as orientações das autoridades em saúde. Sugere ainda que sejam feitas promoções e/ou ações de marketing para incrementar as vendas nesta data tão importante para o varejo. As vitrines merecem uma atenção especial e a arquiteta Júlia Serpa, parceira do Sicomércio Três Rios, dá algumas dicas aos lojistas:

 

Elaborar uma vitrine do Dia das Mães não é uma tarefa fácil. É preciso unir os artifícios de comunicação visual, marketing, vendas e ainda instigar os clientes com apelo emocional. Essa é uma das datas mais importantes para o comércio, que deve se atentar a inúmeras estratégias para atrair a clientela.

 

Separei algumas dicas de como elaborar uma vitrine incrível para o Dia das Mães:

 

1 – Comunicação: os clientes no dia das mães são os seus filhos! Por este motivo, a Comunicação precisa fazer com que os filhos se identifiquem com o perfil da mãe que está na vitrine. Preste bastante atenção neste detalhe.

 

2 – Público – alvo: as mães podem ter variados estilos. Deste modo, é interessante e crucial que você defina qual estilo de mãe a sua loja vai atender (mãe romântica, urbana, esportista, clássica…), para que dessa forma você escolha os itens certos para compor sua vitrine.

 

 

 

3 – Ponto focal: Sua loja precisa ter um ponto focal para direcionar o olhar dos seus consumidores que passam pela rua ou no corredor do shopping. Portanto, o ideal é que ele esteja localizado no centro da vitrine e na altura dos olhos. Lembrando que Ponto focal é o principal ponto de destaque da sua vitrine e os produtos expostos nessa área devem ser pensados estrategicamente.

 

4 – Iluminação: A Iluminação é super importante para que a sua vitrine de dia das mães fique ainda mais atraente. Afinal, é ela que ajuda a realçar as cores dos seus produtos e valoriza a exposição. Tente jogar o foco de luz, de acordo com a iluminação já existente na vitrine, para realçar os produtos que você deseja que tenham mais destaque, aquele que você quer que seja o mais vendido.

 

5 – Visibilidade: Acessórios, coerentes com o tema escolhido, agregam valor visualmente e dão destaque aos seus produtos, além de dar um toque especial. Mais é muito importante tomar cuidado para que eles não chamem mais atenção do que os produtos.

 

Independente da mãe, a vitrine de dia das mães deve ser irresistível! Combine cores, destaque produtos e, principalmente, monte um espaço que identifique sua marca e se conecte com o público que você quer impactar. Fuja do tradicional e inove na sua vitrine de dia das mães, se conecte com os filhos e mostre que a sua loja tem o presente ideal para a mãe dele.