Nota sobre o CAGED confirma dados de pesquisa do Instituto Fecomércio que aponta recuperação da economia

 

O estado do Rio de Janeiro foi o terceiro a mais gerar saldo líquido positivo no país na última divulgação do CAGED referente ao mês de maio. Foram adicionados 17.647 postos de trabalho formal na economia privada do estado.

Mais da metade deste saldo refere-se ao setor de serviços (que são intensivos em mão de obra). A criação de 11.162 postos de trabalho no setor de serviços no último mês reflete as expectativas de abril e espera-se maior recuperação do setor à medida que a vacinação avança.

Este é o terceiro saldo líquido positivo consecutivo no Rio de Janeiro. Assim, o saldo acumulado de janeiro até maio de 2021 totalizou 46.599, o que representa cerca de 1/3 dos postos de trabalho formais fluminenses destruídos no ano passado (-134.265).

A tendência de recuperação vai ao encontro do que o IFec RJ tem antecipado com o Visão do Consumidor. O percentual de consumidores fluminenses que relatou estar com muito medo de perder o emprego caiu 20,9 pontos percentuais entre abril e junho deste ano.