Vendas do e-commerce já superam as presenciais para 46,8% dos empresários fluminenses
O Instituto Fecomércio de Pesquisa e Análises (IFec/RJ) realizou uma pesquisa sobre as tendências e características do consumo via e-commerce no estado do Rio de Janeiro. O levantamento, realizado com 549 empresários, mostra que o WhatsApp é o canal de relacionamento mais utilizado pelos estabelecimentos fluminenses (70,9%). Seguido do Facebook (64,6%), Instagram (55,7%) e pelo próprio e-commerce do estabelecimento (26,6%). A análise apontou que o volume de vendas do e-commerce já supera a quantidade de vendas presenciais para 46,8% dos empresários do estado do Rio.
O estudo detalha que apenas 33% dos entrevistados possuem canal de vendas pela internet. A “visibilidade” é o item de maior motivação para criação de um canal de comércio online para 42,4% dos entrevistados. A “intenção de atingir clientes de outras localidades” vem em segundo lugar com 29,7%, seguido pela necessidade de “integrar-se ao mercado atual voltado para as plataformas sociais” com 16,4% e “extensão da loja física” para outros 6,1% dos empresários.
Para 81,2% dos consultados, não houve a necessidade de contratação de novos funcionários para lidar com a demanda do comércio digital. Além disso, foi observado que 33% dos comerciantes fluminenses estão há quase dois anos na internet.
Um dado curioso também foi registrado no levantamento: empresários afirmam que 60% dos consumidores costumam adicionar produtos no carrinho virtual, e não finalizar o processo de compra; e, 66,7% preferem ter acesso a alguns produtos presencialmente, em vez de realizar a compra online.
Fonte: Fecomercio RJ