Três Rios, julho de 2025 – Três Rios encerrou neste sábado (26) sua participação na 23ª edição do Festival Sesc de Inverno, o maior evento multilinguagem do país. Durante dois dias de programação gratuita, a cidade recebeu shows de grandes nomes da música brasileira. A realização local foi viabilizada por meio da parceria entre o Sesc RJ, o Sicomércio Empresarial Três Rios e a Prefeitura Municipal.
Na sexta-feira (25), o público lotou a Avenida Prefeito Alberto Lavinas (Beira Rio) para assistir ao show da banda Jota Quest. A apresentação reuniu sucessos dos mais de 25 anos de carreira do grupo e foi marcada pela forte interação com os fãs. Já no domingo (27), foi a vez de Fernanda Abreu subir ao palco, encerrando a programação com um show dançante e repleto de mensagens sobre arte, diversidade e cidadania.
“Levar cultura de qualidade às pessoas, de forma acessível, é um dos papéis mais importantes da arte. Foi uma honra participar de um projeto tão abrangente como o Festival Sesc de Inverno”, destacou Fernanda Abreu, em fala ao Sicomércio.
Além da programação musical, Três Rios recebeu também a exposição “Planta do pé, linhas da mão: Terra e Território”, parte da agenda de artes visuais do festival. O tema desta edição, “Nosso Lugar”, propôs reflexões sobre identidade, pertencimento e os vínculos afetivos entre as pessoas e seus territórios.
Para o presidente do Sicomércio Empresarial Três Rios, Juliano Biondi, a realização do festival representa muito mais do que uma agenda cultural: “O Festival Sesc de Inverno movimenta o comércio, fortalece a economia local e promove acesso à cultura para toda a população. Nosso papel, como sindicato, é garantir que eventos como esse se tornem realidade em Três Rios. São ações que transformam, conectam e fortalecem a cidade”, afirmou.
Esta 23ª edição do festival propôs uma reflexão a partir do tema “Nosso Lugar”, que parte da ideia de que a terra não é algo a ser possuído, mas sim um lugar ao qual se pertence. Dentro deste conceito, o território é um espaço onde a relação com a terra vai além da posse, tornando-se uma conexão profunda, simbólica, acolhedora e, sobretudo, afetiva.
Por meio das mais de setecentas horas de programação cultural, essa abordagem amplia o debate para além da ecologia dos territórios, no sentido geográfico, explorando a ecologia que permeia o fazer artístico, os territórios afetivos e artístico-culturais.
A programação total do evento contemplou música, teatro, dança, literatura, circo, cinema e artes visuais, espalhando cultura em 25 localidades: Petrópolis, Teresópolis, Nova Friburgo, Três Rios, Valença, Campos dos Goytacazes, Búzios, Maricá, Itaipava (Petrópolis), Sana (Macaé), Cabo Frio, Rio das Ostras, Penedo, Magé, Vassouras, Cardoso Moreira, Casimiro de Abreu, Porciúncula, Silva Jardim, Tanguá, Grussaí (São João da Barra), Raposo (Itaperuna), Barra de São João (Casimiro de Abreu), Varre-Sai e Miguel Pereira.
A participação de Três Rios no Festival Sesc de Inverno é resultado direto do trabalho conjunto entre o Sistema Comércio – por meio do Sicomércio, Sesc RJ e Fecomércio RJ – e o poder público municipal, reforçando o compromisso com o desenvolvimento regional e com o acesso democrático à cultura.